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Mudanças Geracionais


Escrito por: APPM a 05/12/13 em http://www.appm.pt/blog/opiniao/mudancas-geracionais/


Hoje publicamos um interessante quadro multi-geracional, onde são retratadas as 5 gerações mais relevantes para o espectro do Marketing actual.

Neste quadro conseguimos aferir a relação de cada geração com a tecnologia, com a comunicação, com o trabalho, com as suas aspirações e até com os acontecimentos mais relevantes para cada geração. Insights sempre importantes para os profissionais de marketing.

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A moda da efemeridade



Quantas vezes já não ouviu dizer que o que está na web fica na web para sempre? E se não for bem assim?


A tendência parece ser para que cada vez mais o consumo na web seja rápido, dando lugar a conteúdos cada vez mais efémeros. Uma das razões que explica e incentiva o consumo rápido é a quantidade de informação disponível na web. Estima-se que em 2020 a quantidade de informação na web duplique a cada dois dias. Isto faz com que cada vez mais, o conteúdo seja rei.
Quem certamente percebeu esta tendência e a necessidade de consumo de conteúdo rápido foram os criadores do Snapchat, uma app que permite enviar fotografias que apenas estão visíveis durante o máximo de 10 segundos depois de se abrir a mensagem que contém a fotografia. Aparentemente isto não teria grande interesse, mas esta app regista um crescimento internacional interessante, sobretudo nas camadas jovens entre os 13 e os 25 anos. Atualmente, o Snapchat regista já um tráfego de 400 milhões de mensagens por dia. Quem percebeu esta tendência e oportunidade foi Mark Zuckerberg que já tentou adquirir o Snapchat

E porquê?

Porque o público do Snapchat (sobretudo jovens dos 13 aos 25 anos) quer fugir das redes sociais onde se encontram os seus pais, os seus professores, os seus chefes e possíveis empregadores. E o que esta app oferece é um serviço que descompromete, porque não temos a preocupação de pensar nas consequências da fotografia que tiramos e enviamos. Hoje em dia sabemos que a privacidade é muito restrita e que necessitamos de ter muito cuidado com o que colocamos na web. O Snapchat surge neste contexto, procurando responder à necessidade de partilhar fotos e comentários sem nos preocuparmos com a posteridade da mesma, conseguindo saber ainda quando a mensagem é vista.

Mas será o Snapchat interessante para as empresas e marcas?

Sem dúvida, que para alguns negócios esta app pode integrar o plano de comunicação digital. Apesar de nos parecer pouco tempo para comunicar, 5 a 10 segundos são normalmente o tempo que se dispõe para captar a atenção do consumidor num primeiro contacto, e mais ainda este pouco tempo confere também importância e urgência à mensagem. Este canal de comunicação torna-se interessante porque pode funcionar como um teaser, ou seja podemos ir criando expectativa nos clientes sobre um novo produto, ou mostrando imagens dos bastidores de uma série, de uma novela ou de um filme.

Esta é portanto mais uma ferramenta que os marketeers têm ao dispor para manter as suas marcas no top-of-mind, e que pode ser certamente o ponto de partida para muitas vezes gerar buzz à volta de um produto ou evento, e ainda gerar mais leads nos demais canais de comunicação.

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